No âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, realizar-se-á, nos dias 19 e 20 de abril, a videoconferência de alto-nível sobre a Estratégia Europeia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência 2021-2030.

Uma das principais prioridades da Presidência Portuguesa é o reforço da componente social da União Europeia, prosseguindo a construção de uma União de Igualdade. Para este desígnio é fundamental a implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais, no qual se insere a Estratégia sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência assente nos valores de igualdade, da justiça social, da liberdade, da democracia, dos direitos humanos e no combate a todas as formas de discriminação.

Tendo por base a nova estratégia, a videoconferência dará particular atenção a domínios essenciais que afetam o quotidiano das pessoas com deficiência, como a acessibilidade, a vida independente, a desinstitucionalização, os serviços sociais baseados na comunidade e centrados na pessoa, o emprego e a educação inclusiva.

O programa provisório pode ser acedido em http://www.seg-social.pt/documents/10152/17887893/Programa.pdf/9e3460a7-2ba2-466b-849c-717258f9ea03

A inscrição pode ser realizada até ao dia 16 de abril, havendo um número limitado de acessos à plataforma zoom: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfipRrSaQb8q-LBdlK_r7rWa4MXQV-Wx1q63ityWAUpjoGcnA/viewform

A conferência terá tradução para português, alemão, francês, espanhol, inglês e italiano, interpretação em Língua Gestual Portuguesa e legendagem em inglês.

deficiencia

  • Partilhe